AGENDA 2025

Tony Couceiro é Engenheiro Civil com 33 anos de experiência no setor da construção civil, formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua como Co-CEO da Quadra Engenharia, construtora fundada em 1979 e referência em empreendimentos de alto padrão no Pará.
Atualmente, exerce os cargos de Vice-Presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) e Presidente da Cooperativa da Indústria da Construção do Estado do Pará (Coopercon-PA). Foi Presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Pará (ADEMI-PA), contribuindo para o fortalecimento do setor e para o desenvolvimento do mercado imobiliário regional.
Com uma trajetória sólida, Tony Couceiro é reconhecido pela liderança, visão estratégica e compromisso com a inovação e o crescimento sustentável do setor da construção civil.
Diretora na Alvarez e Marsal – Real Estate, administradora de Empresas; MBA em Gestão de Recursos Humanos e Pós-graduada em Direito Imobiliário; 15 anos de atuação no mercado imobiliário e investimentos; Coordenadora e Co-autora do Livro: Mulheres no Imobiliário e Co-autora do livro: Mulheres do RH V.II; Diretora do SECOVI-SP, Docente da Universidade corporativa Unisecovi e palestrante.
Sandro Gamba é Presidente da ABECIP (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e
Poupança) desde novembro de 2023.
Esteve no banco Banco Santander Brasil como diretor executivo/sócio da área de Negócios
Imobiliários por 5 anos, no período de fevereiro de 2020 e dezembro de 2024, trabalhou por
quase 24 anos na Gafisa S/A. O executivo iniciou sua trajetória como estagiário de obras ainda
na sua graduação e deixou a empresa como diretor presidente, em 2018. Além disso, foi
membro do Conselho de Administração da Construtora Tenda (de 2012 a 2014) e da Alphaville
Urbanismo (de 2017 a 2019) e atualmente é Presidente da ABECIP (Associação Brasileira das
Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança).
Gamba é formado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em
Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP) e em Negócios Imobiliários pela
Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Tem MBA pelo Insper e participou do Programa
de Gestão Avançado (PGA) na Fundação Dom Cabral e no INSEAD – França.
Mestre em Ciências Econômicas pela EESP/FGV e bacharel em Economia pela FEA/USP. Possui experiência nos setores industrial, bancário, de gestão de fundos de investimento e de tecnologia, com foco no uso de dados para a tomada de decisões. Atualmente, é gerente sênior na Tendências Consultoria, atuando na elaboração de estudos e pareceres em diversos campos da economia e das finanças, principalmente voltados para contenciosos judiciais e disputas arbitrais.
Arquiteta formada pela PUCCamp
Sócia HMK Projetos de Arquitetura
Há mais de 30 trabalhando na elaboração de projetos para Incorporação como foco principal.
Já desenvolvemos projetos de segmento econômico a nível Brasil no passado, mas hoje o foco é a incorporação de médio/alto padrão para a região metropolitana de Campinas.
Temos como principais clientes atualmente a AYoshii, Plaenge, EBM, Patriani, GNO, ACRO, Incorpi, Grupo Iguatemi, 3Z Realty, Cyrela entre outros.
Somos autores do prédio mais alto de Campinas, o Sírius, desenvolvido para a Construtora Patriani, seguido de perto na altura pelo Icon, desenvolvido para a AYoshii.
Somos membros da AsBEA-SP e bastante atuantes nas questões de legislação urbana. Somos um escritório reconhecido pelo conhecimento técnico e legal, além da qualidade em projetos.
Luís Veloso é um empreendedor com vasta experiência em desenvolvimento de startups, inteligência artificial e o setor imobiliário. Atualmente é COO da Morada.ai, onde lidera inovações com IA no mercado imobiliário para reduzir o déficit habitacional no Brasil. Com passagem pela UFMG e UC Berkeley, Luís já participou da pré-aceleração de mais de 100 startups e atuou no governo de Minas Gerais em políticas públicas de inovação. Além disso, ajudou a estruturar projetos de crescimento em diferentes setores, sempre com foco em tecnologia e desenvolvimento estratégico.
Formado em engenharia mecânica pela PUC de Minas Gerais em 1984, Jorge trabalhou na Sudecap e Vale. Além disso foi diretor executivo da Cushman Wakefield. Desde 1995, Presidente de grandes empresas. Entre elas:
Semco Jonhson Controls, ISS Service System, SMV Facilites, Semco Serviços Integrados (com negócios em BPO, Recursos Humanos, Energia, Tecnologia, Construção, Educação e Consultoria), AGV Logistica e BRF Latam (Sadia e Perdigão). Desde 1998 é empresário com sociedade em diversas empresas em diferentes segmentos. Também é conselheiro de diversas grandes empresas.
Em 2020 e 2021 foi Secretário da Indústria, Comércio e Serviços e Assessor Especial do Ministério da Economia. Em 2022 foi um dos coordenadores da Campanha do Governador Tarcísio de Freitas. Desde janeiro de 2023 é Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.
Flávio integra a área de gestão de fundos da Kinea desde 2012. Antes da Kinea, atuou em diversas instituições nas áreas de securitização e crédito estruturado. Flávio possui mestrado em investimentos imobiliários pelo Schack Institute of Real Estate (NYU), é administrador de empresas formado EASP-FGV e é advogado formado pela Faculdade de Direito da USP. Paralelamente, exerce função de membro executivo do CAIA Chapter Brazil.
Elad Argaman é Diretor Executivo do Grupo Imobiliário da Brookfield. Nesta função, ele se concentra em investimentos imobiliários no Brasil, bem como em outras iniciativas na América Latina em diversos setores, incluindo escritórios, logística e habitação.
Antes de ingressar na Brookfield em 2009, o Sr. Argaman trabalhou no Morgan Stanley.
O Sr. Argaman é bacharel em ciências pela Universidade do Sul da Califórnia.
Diretor de Marketing experiente com histórico comprovado de atuação no setor de terceirização/offshoring. Possui experiência em Marketing Social, Estratégia de Marketing, Estratégia de Negócios, Marketing Digital e Marketing em Mídias Sociais. Profissional de marketing com sólida formação, com MBA em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
Engenheiro Civil, formado pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), com MBA em Economia Setorial e Mercados pela Escola Politécnica da USP e MBA em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O executivo possui ampla experiência no setor.
Arquiteta e Urbanista, Especialista em Políticas Públicas Ambientais e Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Foi Diretora de Departamento Técnico da Secretaria de Serviços e Obras da Prefeitura de São Paulo. Atuou em Escritórios de Arquitetura e Incorporadoras e em âmbito nacional na aprovação de projetos e análises urbanísticas. Atualmente é Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie nos Cursos Lato Sensu de Gerenciamento de Empreendimentos da Construção Civil e Arquitetura, Cidades e Desenvolvimento e docente da Universidade SECOVI. É Diretora de Urbanismo do SECOVI-SP e Diretora Adjunta de Licenciamento do SINDUSCON-SP. É proprietária titular do Escritório – Simeoni _ Soluções para Projetos Urbanos. Cofundadora do a.urbe, coletivo que busca estimular o protagonismo feminino no debate sobre as cidades.
Stéphane Domeneghini é engenheira civil com MBA em gestão de projetos e está à frente da área de prédios altos e supertalls da FG Empreendimentos e é diretora executiva da Talls Solutions, a única empresa da América Latina com credenciais para a consultoria de prédios superaltos.
Há mais de 10 anos na área de projetos de edifícios altos, liderando soluções técnicas, processos e gerindo equipes, com experiência desde a elaboração de produto, definição de tecnologias e sistemas, até ao acompanhamento da aplicação das resoluções em obra.
Figura como uma das profissionais de maior renome no assunto, com interlocução com os maiores players do segmento. Stéphane também integra o Instituto +BC, na área de projetos contratados pela entidade, sendo responsável pelo equilíbrio dos interesses públicos e privados para ideias de interesse urbano, com a finalidade de prover projetos de alta qualidade aos órgãos públicos.
Tuta Neto é CEO da Sampi, empresa especializada em criação de conteúdo com inteligência artificial, e Diretor de Novos Negócios da Jovem Pan, atuando em projetos de inovação, mídia e educação. Com experiência em campanhas digitais, produção audiovisual e automação de marketing, lidera iniciativas estratégicas e parcerias de alto impacto, incluindo aquisições via Media for Equity.
Engenheiro Civil, formado pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), com MBA em Economia Setorial e Mercados pela Escola Politécnica da USP e MBA em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O executivo possui ampla experiência no setor.
Sócio Fundador da RBR, gestora de recursos focada exclusivamente no mercado imobiliário: renda, incorporação, dívida imobiliária, FII’s listados, real estate wealth management para investidores.
Iniciando sua carreira profissional na empresa em 1985, Walter Luiz Monteiro Cardoso completou 32 anos de trabalho na CBRE Brasil em 2017. Responsável pela administração geral e por todas as linhas de negócios da empresa desde 1994, o Sr. Cardoso é formado em Tecnologia Mecânica e Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-SP) e possui especialização em Matemática Financeira pela Fundação Getúlio Vargas.
Desde que ingressou na empresa, o Sr. Cardoso liderou diversos setores, sendo responsável pelo Departamento de Desenvolvimento de Novos Projetos (1985–1989) e Diretor de Investimentos (1989–1994), posicionando a empresa como líder no setor em que atua no Brasil.
Como Diretor Geral da empresa, entre 1994 e 1998, consolidou todas as linhas de negócios comerciais no Brasil, contribuindo para a implementação de diversos departamentos, como Locação, Industrial, Serviços Corporativos, Pesquisa, Investimentos e Avaliação. O Sr. Cardoso também participou da abertura de escritórios da empresa nas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília.
Assumindo a presidência em 1998, após a fusão entre a Richard Ellis e a americana CB Commercial, o Sr. Cardoso integrou todas as linhas de atuação da empresa, conquistando uma posição de liderança nas áreas de mercado. A partir de 1999, adicionou uma nova linha de negócios à CBRE/Services, dedicada exclusivamente às áreas de Gerenciamento de Projetos, Administração de Propriedades e Gestão de Facilities, que atualmente se destacam no mercado.
Atualmente, ele é responsável pelas diretrizes estratégicas e pelo desempenho dos escritórios da empresa em todo o país, liderando uma equipe com mais de 1.000 profissionais e oferecendo soluções a clientes como investidores, incorporadores e ocupantes.
Sócio de Consultoria e Impostos da CROWE
Diretor de Incorporação e Negócios Imobiliários na Cyrela
Advogado, consultor legislativo do Secovi-SP em Brasília, com atuação em atuação em relações institucionais e governamentais.
Patricia Philippi, graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no ano de 2008, possui MBA FGV em Gestão de Negócios Imobiliários e Programa de Desenvolvimento de Executivos pela Fundação Dom Cabral, além de outras formações voltadas a área técnica e de gestão empresarial.
Arquiteto e urbanista, é sócio-fundador da Mvituzzo Empreendimentos e da Maná Real Estate Investment. Atua como conselheiro em quatro instituições que abrangem os setores de saúde, educação, religião e projetos estratégicos. Também ocupa o cargo de diretor de tecnologia e inovação no Secovi.
Com uma trajetória de 15 anos no mercado imobiliário de médio e alto padrão, esteve à frente do lançamento de mais de 3 mil unidades residenciais, consolidando liderança regional no setor. Além de sua atuação empresarial, desenvolve iniciativas filantrópicas no Brasil e no exterior por meio da Igreja da Cidade e da rede Global Kingdom Partners Network.
Doutor em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2001), incluindo programa “sandwich” em Development Studies junto ao Institute of Development Studies, University of Sussex, Inglaterra (1999)
Natural de Salvador (BA) e formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, carrego mais de 35 anos de experiência no mercado imobiliário.
Head de análise política sênior no BTG Pactual desde junho de 2025. Top 10 analista na categoria Economics da Institutional Investor. Antes, sócia e analista política sênior na XP Investimentos (julho/2020 a maio/2025).
Flávia Tissot é arquiteta e urbanista e sócia da OSPA. Torcedora do time gaúcho Internacional, Flávia gosta de assistir aos jogos, além de séries e ler livros e ir à praia. Entre seus pratos favoritos, churrasco é o que se destaca.
Engenheiro com vasta experiência no setor, é sócio-diretor da Plaenge desde a década de 1980.
Diego Villar, CEO da construtora Moura Dubeux, representa um exemplo claro de como uma liderança com visão pode transformar positivamente uma região. Nascido em Salvador, ele fixou residência no Recife há 13 anos e, desde então, vem contribuindo ativamente para o avanço econômico e social de Pernambuco. Em reconhecimento a esse comprometimento, Villar será homenageado com o título de Cidadão Pernambucano nesta quarta-feira (25), durante uma sessão solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Jornalista, mais de 13 anos de experiência cobrindo economia e negócios brasileiros – com foco em imóveis, infraestrutura, varejo, telecomunicações e desenvolvimento sustentável na Agência Estado, a mais prestigiada agência de notícias do Brasil.
Em meio a um cenário desfavorável no mercado imobiliário, Carolina Burg Terpins decidiu fundar sua própria empresa. Assim surgiu, em 2015, a JFL Realty — uma gestora de ativos voltada para o público de alta renda em São Paulo, que apostou em um modelo de locação de longo prazo, prática já consolidada em grandes cidades ao redor do mundo.
Arquiteta formada na faculdade de Belas Artes com passagem pelo MBA de Real Estate da Usp, trabalho à 12 anos no setor.
Trinta anos de experiência no setor imobiliário propiciaram ampla visão sistêmica, profundo conhecimento do negócio e efetiva capacidade de execução tanto em Incorporação quanto em Construção. Hoje presta consultoria imobiliária a grandes incorporadoras e fundos de private equity internacionais, além de participar do Conselho de uma grande Incorporadora
Há alguns anos ingressou no mundo da inovação e tecnologia, com o propósito de fomentar inovação e transformações disruptivas no setor imobiliário e construção civil. Fundou uma start-up e uma venture builder, além de pesquisar e buscar modelos de negócios inovadores para o setor.
Na carreira, liderou negócios nos mais diversos ambientes econômicos que demandaram rápidos movimentos de expansão, contração, mudanças de nichos de mercado, associações e intensa atuação junto ao sistema financeiro.
Executivo principal com responsabilidade total sobre os resultados, incluindo áreas financeira, comercial, desenvolvimento de negócios e áreas operacionais das empresas. Gerou rápida expansão e excelente performance em relação as metas de resultados estabelecidos.
Experiência em liderança de equipes e atuação em ambientes de pressão e escassez de recursos. Gestão focada em resultados.
Tem 50 anos, formado em Gestão Pública, nasceu em São Paulo e mora em São José dos Campos há mais de 30 anos. É casado com a Sheila e tem três filhos: Mônica, João e Maria Eduarda.
Trabalha na Prefeitura desde 1999, quando o prefeito era Emanuel Fernandes. Foi diretor de compras e Licitações da Saúde e da Administração. Trabalhou nos dois mandatos do prefeito Eduardo Cury, como secretário de Administração (2008) e de Transporte (2009 a 2012). Foi secretário de Governança na gestão de Felicio (2017-2022).
Foi eleito vice-prefeito com o prefeito Felicio Ramuth para o mandato de 2021 a 2024. Assumiu a Prefeitura em abril de 2022, com a saída de Felicio para disputar o Governo de São Paulo. Ele foi reeleito prefeito de São José dos Campos para o mandato 2025-2028.
Anderson Farias é o prefeito da primeira cidade inteligente, resiliente e sustentável do Brasil, certificada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) de acordo com normas internacionais.
O conceito de Smart Cities em São José dos Campos tem sido aplicado na prática para melhorar o dia a dia das pessoas, como, por exemplo, a instalação de mais de 1.000 câmeras de segurança que fazem leitura de placas de veículos, reconhecimento facial e alerta de emergência.
Para oferecer mais segurança à população, todas as lâmpadas da área urbana e rural da cidade foram substituídas por lâmpadas de led, que também são mais econômicas para os cofres públicos.
A Prefeitura está construindo um corredor sustentável e inovador de 20 km, a Linha Verde, implantado sob as linhas de transmissão, que ligará as regiões sul e leste, promovendo maior integração da cidade, por onde circularão os VLPs (Veículos Leves Sobre Pneus), 100% elétricos.
Se a eletromobilidade é uma tendência mundial, desde 2018, São José já se antecipou com a implantação da frota 100% da elétrica da Guarda Civil Municipal, a primeira do Brasil.
Mais uma vez inovando, a cidade também terá uma frota de transporte público com todos os ônibus elétricos, alinhados aos atuais conceitos de sustentabilidade, economia e maior conforto aos passageiros e motoristas.
Todas essas iniciativas consolidadas pela atual gestão, fazem de São José dos Campos a 1ª cidade do interior do país para empreender, atrás apenas de 6 capitais, segundo dados divulgados pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Como empreender e se reinventar aos 55 anos?
Valter Patriani nasceu na cidade de Novo Horizonte, Interior de São Paulo, no dia 6 de janeiro de 1958. Começou sua carreira profissional aos 16 anos como office-boy em uma loja da Varig, em São Caetano. Aos 20 anos começou a trabalhar na CVC Turismo, até então, uma pequena agência de viagens de Santo André.
Na CVC ficou por 35 anos trabalhando junto com Guilherme Paulus. Quando completou 35 anos na companhia, a empresa foi vendida para uma multinacional americana e abriu capital na Bolsa de Valores. Valter participou de todo esse movimento porque era presidente da CVC naquele momento.
Naquela época, vivia sua realização profissional e financeira. Estava praticamente pronto para uma aposentadoria confortável. Sabia que de alguma maneira aquele ciclo profissional estava chegando ao fim e precisava traçar um novo caminho.
Traçar um novo caminho aos 55 anos? Sim. Afinal, Valter se sentia jovem e pensava que começar de novo seria uma excelente ideia. E foi. Porém, começar de novo e se reinventar aos 55 anos teve muitos desafios para Patriani. O primeiro deles era que ele não queria continuar no turismo, porque entendia que sua história estava ligada à CVC, e não ficaria confortável em concorrer com a empresa que ajudou a criar. Então, empreender aos 55 anos e não poder trabalhar com a profissão que domina, tornava as coisas ainda mais difíceis.
Empreender com o que? Se turismo não era mais o caminho, Patriani foi buscar inspiração na construção civil. E por que na construção civil? Porque Valter sempre foi bem remunerado como executivo e aplicou as economias conseguidas em imóveis, pensando na velhice. Entendia que ter imóveis poderia garantir uma renda extra para a velhice.
Enquanto cliente, Patriani observava muitas falhas no atendimento e nos projetos das construtoras. Seu alvo quando criou a PATRIANI era resolver esses problemas de atendimento e projetos, e para garantir essa qualidade de serviço colocou seu sobrenome na empresa.
Porém, a decisão de empreender aos 55 anos trombava com mais um desafio: construir uma empresa demanda tempo, e com 55 anos esse tempo certamente faria falta mais adiante. “Temos que olhar a vida como ela é: quem tem 55 anos tem mais passado do que futuro.”
A experiência de alguém de 55 anos com o vigor de um jovem de 21 anos
Toda a experiência e vontade de Valter em continuar empreendendo precisava de um aliado: a sucessão daquele negócio.
Valter tem dois filhos, Bruno e Gabriel. No momento em que decidiu criar a construtora, Bruno estava com 21 anos, e Gabriel com 17 anos. Patriani revelou seu sonho para os filhos e a importância da continuidade no comando da empresa, e tão logo, Bruno demonstrou que gostaria de trabalhar na construção civil.
A manifestação animadora e de apoio do filho Bruno fortaleceu a convicção do empresário, que começou a investir no setor imobiliário. Bruno ficou à frente dos negócios e Valter como investidor e conselheiro da CONSTRUTORA PATRIANI.
Patriani continuou na CVC por mais 5 anos, cumprindo um período de não competição na atividade.
Durante esse tempo, a CONSTRUTORA PATRIANI foi crescendo e conquistando seu sucesso com ética, inovação e modernidade. Entre os méritos alcançados, pode-se ressaltar que desde 2021 a companhia ultrapassa a meta de mais de R$ 1 bilhão em lançamentos e vendas, por ano.
Além disso, a PATRIANI é a única construtora com 13 anos de existência a ter conquistado o hexacampeonato no Master Imobiliário, o “oscar” da construção civil brasileira.
“Hoje, somos felizes por estar entre as maiores construtoras do Brasil e com forte presença no Grande ABC, São Paulo, Campinas, Atibaia, Sorocaba, São José dos Campos, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Santos e Suzano.”
VALTER PATRIANI
Empresário e fundador da CONSTRUTORA PATRIANI
Roberto Sallouti é CEO e membro do Conselho de Administração do BTG Pactual. Além disso, preside os conselhos do Inteli e Banco Pan e é membro dos conselhos da Febraban, Wharton para América Latina, Unicef Brasil e Parceiros da Educação.
É bacharel em Economia pela University of Pennsylvania, Wharton School. Ingressou no BTG Pactual em 1994, tornando-se sócio em 1998. Iniciou sua carreira na área de renda fixa, tornou-se COO (Chief Operating Officer) em 2008 e assumiu como CEO em 2015.
Prof. Heródoto Barbeiro âncora do JornalNovaBrasil, colunista do R7, apresentou o Roda Viva na TV Cultura, Jornal da CBN, Jornal da Record News e Podcast NEH. Tem livros nas áreas de Jornalismo, História. Midia Training e Budismo. Grande Prêmio Ayrton Senna, Líbero Badaró, Unesco, APCA, Comunique-se. Mestre em História pela USP e inscrito na OAB. Canal no Youtube Por Dentro da Máquina, www.herodoto.com.br
Hélio da Silva, 74 anos, casado pai de 3 filhos e agora 4 netos. Graduado em administração de empresas, foi executivo de grandes empresas, depois empresário e agora faz mais de 22 anos é um Plantador de árvores que faz disso sua missão e legado.
Guilherme Sawaya é formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie, com MBA em Marketing pela FGV, Gestão pela Fundação Dom Cabral e Inovação pelo INSEAD. Está no mercado imobiliário há 17 anos. Começou pela Cyrela, onde passou os primeiros 11 anos no Comercial e em 2019 criou a diretoria de Transformação Digital, em que desenvolveu inúmeras frentes de negócio, investiu em start-ups e ajudou a criar a cultura de inovação da empresa. A partir de Junho de 2022, passou a integrar o time da Yuny Incorporadora, ocupando as cadeiras de Incorporação, Comercial e de Inovação, unindo todos os seus conhecimentos para desenvolver empreendimentos disruptivos e acelerar as vendas e a inovação. Em Abril de 2024, assume Comercial, Marketing e Relacionamento com Clientes da Idea!Zarvos, uma das incorporadoras mais disruptivas do Brasil, para ajudar a suportar o crescimento da empresa e intensificar sua diferenciação.
Ao longo de toda a sua vida tem se envolvido com filantropia e terceiro setor, e hoje é conselheiro das ONGs Obra do Berço e Instituto Alimentando o Bem.
Empreendedor de impacto, Guil Blanche fundou em 2012 o Studio Matter, com o qual realizou inúmeros projetos de impacto urbano como o Movimento 90°, Marquise Minhocão e o Observatório. Em 2018 fundou a Planta, projeto que passou a se dedicar com exclusividade a partir de 2020. Foi premiado pela Forbes Under 30 em 2019 por renomados projetos de requalificação urbana.
Profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado de real estate, André trabalhou em grandes empresas nacionais e multinacionais. Na Brookfield, é responsável por investimentos e desenvolvimento da plataforma de Multifamily. Antes de se juntar à Brookfield, atuou por mais de oito anos na Tegra, uma empresa do portfólio da Brookfield e uma das maiores incorporadoras residenciais do Brasil, ocupando vários cargos incluindo o de Superintendente de Novos Negócios e Diretor de Negócios. Lucarelli é formado em Engenharia Civil pela FAAP e tem uma pós-graduação em Real Estate pela Universidade de São Paulo (USP).
Patricia Philippi, graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no ano de 2008, possui MBA FGV em Gestão de Negócios Imobiliários e Programa de Desenvolvimento de Executivos pela Fundação Dom Cabral, além de outras formações voltadas a área técnica e de gestão empresarial. Atua no mercado imobiliário em produtos de bairros Planejados e incorporações pelo Grupo Pedra Branca | Hurbana ha 15 anos e atualmente responde pela diretoria executiva do grupo.
Análises Imobiliárias – Brasil:
É possível afirmar que, num país continental como o nosso, os desafios imobiliários são os mesmos? Grandes players do mercado de imóveis nacional falam sobre como estão enfrentando escassez de recursos e, especialmente, mão de obra, com uso de tecnologias ou sistemas construtivos inovadores.
Análises Imobiliárias – Interior:
A intensa construção de edifícios altos no interior e na Baixada Santista de São Paulo é impulsionada por uma combinação de fatores econômicos, sociais e urbanísticos. Planos Diretores e legislações estimulam a verticalização como resposta à demanda por moradia em áreas bem localizadas. Grandes players analisam que está acontecendo e quais são as tendências de um dos mais relevantes mercados imobiliários do país.
Crédito Imobiliário – Alternativas de recursos:
Quais são os tipos de funding disponíveis no mercado, o que podem resolver e a que custo para empresas de grande, médio e, principalmente, de pequeno porte. CRIs, LCIs e Fundo de permuta e equity.
Multifamily
Multifamily é um modelo de empreendimento imobiliário que consiste em um complexo de apartamentos, ou casas, em que todos os imóveis são destinados a aluguel. Poderosíssimo em países como os Estados Unidos, esse modelo ganha força no Brasil. Mas é um mercado para todos?
Programas Habitacionais Governamentais:
Ficou para traz aquela ideia de que moradia para famílias de menor renda não precisam de ‘requintes’ como varanda, lazer e até espaço para passear com pets. Players que atuam nesse segmento de mercado falam sobre o que mudou, porque mudou e o que ainda vai mudar.
Legislação e Revitalização Urbana:
Regulamentações dos principais diplomas que normatizam o desenvolvimento imobiliário estão direcionando a organização e a ocupação do território na maior cidade do Hemisfério Sul. O que mudou, o que pode mudar e como as empresas devem planejar suas operações.
Ambiente Legal e Segurança Jurídica:
Falar de insegurança jurídica é recorrente – e exaustivo. Mas não falar só faz aumentar os riscos. Quais são as questões do momento e qual o tamanho da cautela que as empresas do mercado devem adotar.
Impacto da reforma tributária:
Não, o assunto não acabou e está longe de acabar. Após a aprovação da reforma tributária no ano passado, agora vem a regulamentação e cada uma delas afeta de forma diferente cada atividade do mercado imobiliário. Hora de entender o que já foi regulamentado e como isso interfere nos negócios e no planejamento das empresas.
Lorem ipsum dolor sit amet. Non aperiam neque ut perferendis modi est quia vitae aut impedit numquam aut deserunt quos rem optio dolores. Ut officiis totam sed fugiat dolores aut omnis obcaecati aut omnis sequi qui ducimus animi hic eius galisum.
Lorem ipsum dolor sit amet. Non aperiam neque ut perferendis modi est quia vitae aut impedit numquam aut deserunt quos rem optio dolores. Ut officiis totam sed fugiat dolores aut omnis obcaecati aut omnis sequi qui ducimus animi hic eius galisum.
Lorem ipsum dolor sit amet. Non aperiam neque ut perferendis modi est quia vitae aut impedit numquam aut deserunt quos rem optio dolores. Ut officiis totam sed fugiat dolores aut omnis obcaecati aut omnis sequi qui ducimus animi hic eius galisum.
Emílio Kallas é o fundador e presidente do Grupo Kallas, uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil, com mais de 40 anos de história. Ele é engenheiro civil com doutorado pela POLI-USP e tem uma vasta experiência no mercado imobiliário.
Vitor Costa é o Diretor Sênior responsável pela gestão geral dos negócios da Greystar no Brasil, incluindo a supervisão de todas as operações e segmentos de negócios.
Com mais de 20 anos de experiência em empresas globais, Vitor esteve envolvido na indústria imobiliária nos últimos 14 anos atuando em diferentes classes de ativos. Antes de ingressar na Greystar em 2021, Vitor atuou como Diretor Financeiro e Gestor de Fundos da NorthWest Healthcare Properties no Brasil, um REIT canadense de capital aberto, e foi membro do Comitê de Investimentos Global da empresa. Ele atuou anteriormente como Diretor Financeiro na Tishman Speyer no Brasil por 8 anos. Vitor é bacharel em Economia pela Universidade de Campinas, Contador e Gestor de Fundos certificado no Brasil.
Rodrigo José Ferreira é engenheiro eletricista formado pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e possui mais de 20 anos de experiência no setor de tecnologia. Atuou como consultor e executivo, consolidando uma trajetória de destaque na implementação de soluções inovadoras. Em 2012, tornou-se sócio da Avanxo Consultoria, então o maior parceiro de implementação da Salesforce na América Latina. Atualmente, é CEO e fundador da elera., consultoria especializada em soluções Salesforce, reconhecida como a maior especialista do Brasil no setor de construção e incorporação.
Engenheiro civil, 57 anos, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) gestão 2023-2026. Mais de 30 anos de experiência no setor imobiliário. Foi vice-presidente da Região Centro-Oeste da CBIC, por dois mandatos consecutivos; vice-presidente e presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) e presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável (Codese) de Goiânia, quando implantou o programa O Futuro da Minha Cidade da CBIC.
Advogado e sócio VBD Advogados, membro do conselho jurídico da presidência e membro do conselho jurídico da vice-presidência de Incorporação e Terrenos Urbanos do Secovi-SP.
Advogado e sócio na Duarte Garcia, Serra Netto e Terra, coordenador do conselho jurídico da presidência e membro do conselho jurídico da vice-presidência de Incorporação e Terrenos Urbanos do Secovi-SP.
Formado em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Economia pela FGV-SP, Flavio Amary foi presidente da Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano – AELO e do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), posição que ocupou por dois mandatos consecutivos até dezembro de 2019, quando assumiu o cargo de Secretário de Estado da Habitação de São Paulo.
Atualmente, Amary é presidente da FIABCI-BRASIL, o capítulo brasileiro da Federação Internacional Imobiliária, vice-presidente da CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção e membro do conselho do SECONCI-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo).
Empresário, sócio e diretor comercial da Melnick, líder em construção civil no Sul do Brasil.
Na empresa, criou a primeira Housing do Brasil (imobiliária própria de uma incorporadora), liderando o processo de relacionamento com o mercado, responsável por 70% das vendas.
Precursor do Melnick Day, maior evento imobiliário do país, chegou a vender 320 milhões em um único dia e 2.2 bilhões nas 13 edições.
Criador e implementador da troca de comissão por margem na Melnick, uma metodologia que mudou o resultado da empresa.
Criador do Paleta Atlântida, maior churrasco do mundo, em sua 8ª edição levou mais de 150.000 pessoas à beira da praia.
No esporte, Iron Man finisher e possui o recorde brasileiro no círculo polar Marathon, a maratona mais gelada do planeta.
No mundo social, é ativo no board do EO (Entrepreneur Organization), única rede global peer-to-peer exclusiva para empreendedores presente em 64 países e com mais de 18.000 membros.
Influenciar, com alto grau de engajamento, ficou entre os 20 maiores do Brasil no Cúpula.
Na família, casado com Júlia Melnick e pai de 3 filhos, Livia e os gêmeos Eduardo e Laura.
Fábio Tadeu Araújo é graduado em Ciências Econômicas e pós-graduado em Economia Internacional pela FAE Business School. Possui MBA em Gestão de Projetos pelo IBMEC. É Mestre em Organizações e Desenvolvimento pela FAE e Mestre e Doutorando em Gestão Urbana pela PUC-PR. Recebeu o Prêmio Paraná de Economia concedido pelo Corecon-PR. É professor universitário de diversas instituições há mais de 15 anos. É CEO da Brain Inteligência Estratégica, Conselheiro do GRI Club e Consultor ad hoc do BID para assuntos de habitação.
Daniela Ferrari é diretora na Construtora Tenda, responsável pelas atividades de incorporação de São Paulo. Acumula 30 anos de experiência no mercado imobiliário em empresas como Fit Residencial e Gafisa, empresa na qual iniciou sua carreira como estagiária. Engenheira civil graduada pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com pós-graduação em Engenharia de Produção pela Fundação Vanzolini (USP) e MBA em Finanças pelo IBMEC-SP.
Graduado em Engenheira Civil pela Escola Politécnica da USP, com pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV, Cyro Naufel acumula as funções de Diretor de Relações com Investidores da companhia e Diretor Executivo da Lopes São Paulo. Atuante no mercado imobiliário desde 1990, está na LPS Brasil há mais de 20 anos, além de ser atual membro do Conselho Consultivo do Hospital Israelita Albert Einstein
Circe Bonatelli, repórter especial da Agência Estado, com mais de dez anos de experiência na cobertura de negócios. Foco em temas ligados ao mercado imobiliário, infraestrutura e telecomunicações. Formado em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), com MBA em Economia e Finanças.
Celso Luiz Petrucci é economista formado pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Ingressou na área de crédito imobiliário em 1976, na Diretoria de Programas Habitacionais da Nossa Caixa/Nosso Banco, e iniciou as atividades sindicais no Secovi-SP (Sindicato da Habitação) em 1983.
É economista-chefe do Secovi-SP e atua há mais de vinte anos na Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), tendo presidido a mesma no período de julho de 2017 a junho de 2023.
Foi representante técnico, conselheiro suplente e titular do Conselho Curador do FGTS com mandatos de 2001 a 2011.
Bianca Setin atua no mercado imobiliário há 26 anos e, atualmente, ocupa a posição de vice-presidente na Setin Incorporadora. Formada pela Harvard Business School – OPM (Owner, President Management Program), Bianca está fazendo o curso para Conselheiros de Administração no IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) – uma das formações mais reconhecidas do país nessa área. Bianca também é membro do Amazonita Clube – Mulheres do Imobiliário e mentora no programa EY Entrepreneurial Winning Women™ Brazil.
Por conta da sua vivência em áreas totalmente diversas, como produto, gestão de pessoas, atendimento ao cliente, contabilidade e tesouraria, entre outras, Bianca é capaz de ter uma visão estratégica e sistêmica do negócio imobiliário. A executiva acredita na gestão em que a inovação esteja presente diariamente, com foco em pessoas, processos bem desenhados, transparência e atenção aos detalhes, de forma a garantir a sustentabilidade do negócio.
Adriano Sartori é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) e membro do Royal Institute of Chartered Surveyours (RICS) desde 2013. Começou sua carreira na CBRE em 1994 onde passou por diversas áreas estratégicas da empresa tais como Tenant Represantation, Land Services, Evaluation, Project Management e, em 2004, assumiu a área de Landlord Leasing.
Os resultados obtidos ao longo dos anos em Leasing, credenciaram sua equipe a ser reconhecida por anos seguidos como “top producers” da CBRE Americas e um inigualável market share no mercado local. Esta atuação lhe conferiu grande experiencia em trabalhar com investidores locais e internacionais. Ao se tornar Vice-presidente da CBRE Brasil em 2017, Adriano liderou a expansão nacional da empresa em diversas linhas de negócios, contanto hoje com 8 escritórios e a liderança na atuação destes mercados. Também foi o responsável pela criação de novas áreas de negócios como Agency para desmobilização de ativos de grandes empresas, Health, Education e Inovação, que tem implementado plataformas inovadoras em diversas linhas de negócios e promovido uma transformação digital na empresa. Mais recentemente coordenou a aquisição de uma das maiores empresas de Property Management de edifícios comerciais do Brasil, a BRPR-A, que colocou a CBRE na liderança do segmento no país. Ele também possui uma respeitada atuação institucional como Vice-presidente de Asset Management e Leasing no SECOVI por três mandatos desde 2020, é membro do conselho da SP Negócios (organização do município de são Paulo que atende empresas que querem investir e expandir negócios na cidade) e do Green Building Council do Brasil (GBC BR), do qual é membro fundador em 2007.
Administrador de Empresas, pós-graduado em Marketing, MBA em Finanças e Controladoria, especialização em Gestão de Risco de Crédito e Portfólios pela FGV, MBA em Finanças e Investment Banking pela PUC, trainer pela GMAC University, Coach Financeiro e Practitioner em Programação Neurolinguística.
Professor na Universidade SECOVI nas disciplinas VIABILIDADE ECONÔMICO FINANCEIRA DE PROJETOS IMOBILIÁRIOS e SISTEMA FINANCEIRO DA HABITAÇÃO no curso de Incorporação Imobiliária. Executivo com mais de 25 anos de experiência na área financeira ocupando cargos de liderança em grandes empresas do segmento automotivo e imobiliário.
Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Operações Financeiras na Plano & Plano, uma das maiores incorporadoras do Brasil, sendo responsável pelas áreas de crédito, cobrança, financiamento e tecnologia da informação.